Solicite uma Demonstraçao.

É gratuito e sem compromisso!

Acesse base.proesc.com para encontrar artigos que vão lhe auxiliar em caso de dúvidas. Basta procurar pela opção que mais se encaixa com a sua situação ou entre em contato com a secretaria da sua escola.

Atenção!

Antes de te direcionar para nosso Whatsapp, informe:

Acesse base.proesc.com para encontrar artigos que vão lhe auxiliar em caso de dúvidas. Basta procurar pela opção que mais se encaixa com a sua situação ou entre em contato com a secretaria da sua escola.

Como promover a inovação na educação? Confira as nossas dicas!

É sobre:

5 minutos
Exemplo de inovação na educação: estudante utilizando um óculos de realidade virtual
16 de junho de 2023

Em um mundo com mudanças contínuas e o uso cada vez mais comum de tecnologias no dia a dia, a inovação na educação se apresenta como uma maneira eficaz de melhorar o aprendizado e conquistar a atenção dos alunos durante as aulas. Assim, em vez de competir com a tecnologia pela atenção dos alunos, o ideal é usá-la a favor da aprendizagem, de modo a tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas. Quer saber mais como aplicar a inovação na educação? Continue a leitura deste artigo!

O que é inovação na educação?

A inovação na educação está relacionada à implementação de novas abordagens, métodos, tecnologias e práticas que visam melhorar a qualidade do ensino, promover a aprendizagem significativa e preparar os estudantes para os desafios do século XXI. A sociedade está em permanente evolução, usando a tecnologia a seu favor para otimizar processos, realizar tarefas e alcançar objetivos. Vivemos em um mundo altamente conectado e em constante mudança, principalmente na questão comportamental. O uso de celulares, por exemplo, mudou a forma de comunicação entre as massas e muitos jovens já nasceram nesse contexto de interações virtuais constantes. Assim, as escolas precisam acompanhar essas mudanças comportamentais para conquistar a atenção dos estudantes e otimizar o aprendizado. Dessa forma, a inovação na educação permite alinhar o ensino às mudanças constantes da sociedade, de modo a conectar a metodologia de ensino e o Plano Político e Pedagógico ao mundo moderno. Além disso, o uso de tecnologias aliadas às práticas pedagógicas se enquadra dentro da “Cultura Digital”, que é uma das dez competências definidas como essenciais para a transformação da educação na BNCC. Isso pode ser feito com uso de novas tecnologias em sala de aula, como gamificação e uso de videoaulas, ou mudanças no método de ensino, trazendo a inclusão de metodologias ativas, por exemplo.

Como promover a inovação na educação?

Para tornar uma escola mais inovadora, é necessário promover uma cultura de experimentação, criatividade e colaboração. Existem diversas formas de inovar na educação. Confira algumas opções abaixo!

Metodologias ativas

As metodologias ativas visam proporcionar uma educação a partir de atividades práticas. Isso permite que o estudante tenha maior protagonismo e autonomia no seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e criativas. Alguns exemplos de metodologias ativas na educação são:
  • dividir a sala em grupos para apresentação de um trabalho, ou debate;
  • trazer um problema que os alunos precisam resolver;
  • criação de projetos com temas específicos para os estudantes apresentarem em grupo, gerando maior engajamento.

Gamificação

A gamificação ajuda a conquistar a atenção dos estudantes e é uma ótima alternativa para incentivar uma competição saudável. Um exemplo é trazer um quiz no final de todas as aulas com perguntas sobre o assunto abordado, isso ajuda a memorizar as informações e tornar a aula descontraída.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é importante em todos os aspectos da nossa vida, mas principalmente na época da escola. A instituição e os professores devem se atentar a questões relacionadas a bullying e dificuldade de aprendizagem, de modo a atuar ativamente para resolver a situação. Uma dica é realizar debates ou palestras sobre o assunto.

Educação inclusiva

A educação inclusiva vai além de ter estudantes com necessidades específicas em sala de aula, a instituição de ensino junto aos professores devem atuar para que todos os alunos tenham as mesmas experiências em sala de aula. Nesse aspecto, a tecnologia é uma grande aliada para adequar o ensino às necessidades de cada estudante.

Experiência maker

A experiência maker nada mais é que uma metodologia que visa colocar a mão na massa. Para isso, é possível trazer atividades em que os estudantes precisam montar projetos ou pensar em soluções para problemas.

Automação de atividades

A automação de atividades pode atuar na gestão escolar, nas atividades diárias dos professores, como marcação de presença e ausência de alunos e registro de notas, e no processo de aprendizagem dos alunos — que podem ter acesso a materiais didáticos em uma plataforma da instituição de ensino, por exemplo.

Realidade virtual

A realidade virtual, apesar de pouco utilizada no ensino atualmente, é uma ótima ferramenta para trazer aulas imersivas e práticas.

Videoaulas

A educação à distância, por meio de videoaulas, se tornou bastante comum a partir da pandemia da Covid-19 e continua sendo adotada por inúmeras instituições de ensino. O EAD pode ir além de transmitir aulas à distância, a partir de uma experiência imersiva e completa de ensino, com uso de materiais complementares, como:
  • vídeos;
  • livros virtuais;
  • podcasts e músicas;
  • gamificação.
Ao adotar uma abordagem inovadora na educação, as escolas podem transformar a experiência de aprendizagem dos estudantes, estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a autonomia. A inovação na educação não apenas prepara os estudantes para as demandas da sociedade atual, mas também os capacita a se tornarem agentes de mudança, contribuindo para um futuro mais promissor e sustentável.

Como desenvolver uma gestão escolar mais inovadora?

Ao se falar sobre a promover a inovação na educação é importante que, além das questões pedagógicas, a gestão também seja incluída nesse debate. Afinal, uma gestão escolar mais inovadora também contribui para a melhoria da educação como um todo. Nesse sentido, uma das formas de impulsionar essa inovação na gestão escolar é por meio do uso de um sistema de gestão escolar. Esse tipo de ferramenta pode ajudar as escolas a automatizar tarefas, melhorar a comunicação e a colaboração, e tomar decisões mais informadas. A partir de um sistema de gestão escolar completo, como o do Proesc, é possível integrar todas as áreas essenciais para o bom funcionamento da escola, como a gestão financeira, pedagógica e acadêmica, ensino remoto e portal de pais e alunos. Além disso, é possível reduzir a inadimplência, o retrabalho e automatizar os processos da instituição de ensino com agilidade e facilidade. Conheça todos os benefícios de gestão escolar do Proesc e inicie a inovação na educação da sua escola!

Compartilhe!

Não perca nada!

Receba as novidades mais relevantes do universo da educação em 1ª mão.

Leia Também:

Mensagem Enviada!

Muito obrigado! Agora é só aguardar nossa equipe te chamar! 🤩