Desde que o Governo Federal anunciou o Novo Ensino Médio houve um verdadeiro alvoroço. Esse novo modelo de educação visa trazer importantes alterações para os três anos de ensino médio.
Como a própria propaganda do projeto incentiva a pesquisa e compreensão das medidas apresentadas nesta proposta, neste artigo elencamos algumas das principais alterações. Veja a seguir o que, de fato, muda com a implementação no Novo Ensino Médio e como isso funcionará.
O Novo Ensino Médio propõe uma mudança no modelo de aprendizagem centrada em valores como:
Na prática, as mudanças envolvem aumento de carga horária, flexibilidade curricular, mais integração entre as disciplinas e uma mudança na forma como as matérias serão ofertadas. Por isso, a proposta do governo é que a implementação desse modelo, que deve acontecer em todas as escolas do país, seja gradual, começando em 2022 e finalizando em 2024.
O Ensino Médio foi reestruturado basicamente para torná-lo mais atualizado e relevante para os estudantes, ajudando jovens a mobilizar conhecimentos e habilidades que vão realmente auxiliá-los a enfrentar os desafios do mundo moderno.
Diante das altas taxas de evasão e baixo desempenho dos alunos no Ensino Médio, viu-se a necessidade de reformular a abordagem de ensino e torná-la mais funcional. Reduzindo o número excessivo de disciplinas e trazendo mais conteúdo sobre o mundo real, mercado de trabalho e questões do mundo contemporâneo para o dia a dia da escola.
Na BNCC para o Novo Ensino Médio, destacam-se dois conceitos que mobilizam essa mudança:
Itinerários Formativos são a proposta da BNCC para permitir que os alunos escolham as áreas nas quais preferem aprofundar seus estudos. Isso acontecerá a partir do segundo ano.
Para tal, escolas precisam oferecer as cinco Trilhas de Aprendizagem:
Os estudantes poderão escolher uma ou mais Trilhas e, assim, formar seu próprio Itinerário Formativo.
O Projeto de Vida é outro elemento importante que muda com o Novo Ensino Médio. Trata-se de uma disciplina dedicada a encorajar alunos a refletir sobre o que desejam para o futuro e pensar em estratégias e possibilidades para concretizar seus sonhos.
Nessas aulas, os estudantes terão o suporte de um educador para refletir sobre suas metas pessoais, sociais e profissionais.
Obviamente o aluno é o personagem que mais sentirá mudanças com a nova proposta. E elas podem ser negativas ou positivas dependendo do ponto de vista.
Uma das primeiras e mais discutidas questões do projeto é a obrigatoriedade apenas das matérias de português, inglês e matemática ao longo de três anos. Neste modelo as demais matérias passam a ser optativas cabendo ao aluno escolher o que prefere cursar desde que sua grade fique sempre completa.
Outra grande mudança diz respeito à carga horária de estudos. Alunos que hoje frequentam apenas um período, geralmente matutino, passam a integrar um modelo de escola integral, com 7 horas diárias de aulas.
O modelo do Novo Ensino Médio abre um leque maior de possibilidades no que diz respeito à contratação de professores. Se hoje para dar aulas é necessário ter cursos de formação, conforme a proposta profissionais que possuam saber notório sobre a matéria integrariam a grade, mesmo que em caráter de complementação pedagógica.
Para as instituições de ensino, o maior impacto se dá na reestruturação para atender as exigências deste novo modelo proposto e em trânsito.
O ensino de tempo integral, por exemplo, requer uma escola estruturada e eficientemente planejada para conseguir oferecer, mais do que conteúdo, alimentação para cada um dos alunos. E essa é uma dificuldade que comumente é destacada nos noticiários do país.
Do mesmo modo, é a adequação em oferecer o ensino médio integrado ao ensino técnico. Para por tal grade em prática é necessário um grande investimento na alocação de professores dessas outras áreas também.
Existem pontos positivos e desafiadores com a proposta do Novo Ensino Médio.
Por exemplo, no que diz respeito à carga horária, a expansão progressiva de 800 horas/aula para 1400 horas/aula representa um melhoramento do ensino, com capacidade para aprofundar mais em assuntos pertinentes, além de ter contato com outras matérias.
Por outro lado, se não existir um eficiente plano pedagógico por trás de tal alteração, corre-se o risco que o aluno apenas fique mais tempo no prédio sem, contudo, sem aprender mais.
A questão da flexibilidade das aulas é vista como muito interessante, pois dá aos jovens autonomia para decidir que disciplinas combinam com suas aptidões e objetivos para o futuro.
No entanto, existe o receio de que muitos jovens cheguem ao ensino médio despreparados para se responsabilizar pela decisão de escolher seus próprios itinerários Formativos.
O ENEM deverá seguir a proposta do Novo Ensino Médio, que é avaliar alunos por competências e habilidades e apresentar questões sobre as matérias integradamente.
Ou seja, o foco não será mais em uma prova de perguntas somente de física, por exemplo, mas sim questões que estimulem o aluno a aplicar conhecimentos de diferentes disciplinas e contextos, seguindo a ideia dos Itinerários Formativos.
O Novo Ensino Médio traz boas propostas e vantagens para os alunos, mas apresenta desafios para famílias, docentes e escolas. Os professores agora precisam se qualificar para se prepararem para aulas mais integradas e multidisciplinares.
Já as instituições de ensino precisarão estudar sua capacidade financeira para melhorar a infraestrutura para acolher uma carga horária maior e contratar mais professores.
Nesse cenário, a tecnologia mais do que nunca é uma aliada na gestão escolar. Com um sistema especializado, diretores e coordenadores terão uma visão consolidada do negócio e poderão tomar melhores decisões para enfrentar os desafios.
Agora que você já sabe o que muda com o Novo Ensino Médio, está pronto para avaliar as alterações e se preparar para essa nova fase. Nesse ponto, conte com a tecnologia para ter mais produtividade e eficiência e potencializar a gestão da sua escola. Conheça o Proesc e suas soluções educacionais inovadoras!
Quer receber todas as novidades do mundo educacional em primeira mão? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos mais atuais do blog do Proesc.
LEIA MAIS:
Curta a página do Proesc no Facebook e seja o primeiro a receber as principais novidades e conteúdos educacionais. Para curtir é só clicar no botão Like Page a seguir.
<!– 1517514989693 –>
Receba as novidades mais relevantes do universo da educação em 1ª mão.
Feito com ♥ pela Proesc – Ecossistema de inteligências aplicadas à gestão escolar | Todos os Direitos Reservados. – W. Design by Pompz