Solicite uma Demonstraçao.

É gratuito e sem compromisso!

Acesse base.proesc.com para encontrar artigos que vão lhe auxiliar em caso de dúvidas. Basta procurar pela opção que mais se encaixa com a sua situação ou entre em contato com a secretaria da sua escola.

Atenção!

Antes de te direcionar para nosso Whatsapp, informe:

Acesse base.proesc.com para encontrar artigos que vão lhe auxiliar em caso de dúvidas. Basta procurar pela opção que mais se encaixa com a sua situação ou entre em contato com a secretaria da sua escola.

Entenda a importância da conciliação bancária nas escolas

É sobre:

6 minutos
Gestor analisando extratos e demais atividades financeiras, representando a conciliação bancária.
15 de agosto de 2024

Uma boa gestão financeira garante a saúde contábil de qualquer negócio, contribuindo diretamente para o sucesso do empreendimento. Para garantir esse controle, é preciso realizar o processo de conciliação bancária.

A conciliação bancária consiste em uma análise comparativa entre os registros internos de transações da empresa e os extratos bancários.

Essa prática assegura se há ou não diferenças monetárias que precisam ser corrigidas. Caso esta análise não seja feita regularmente, o negócio pode enfrentar:

  • problemas judiciais;
  • irregularidades fiscais;
  • falência.

Quer saber o que é conciliação bancária? Neste conteúdo, aprenda seu conceito, importância e de que forma pode ajudar as instituições de ensino. Continue a leitura!

O que é conciliação bancária?

Conciliação bancária é um processo de gerenciamento contábil, onde é comparado os registros feitos internamente na instituição de entrada e de saída, ou seja as movimentações financeiras com os demonstrativos bancários da escola.

O objetivo é analisar e verificar se o caixa da empresa está alinhado com os extratos bancários do negócio.

De forma simples, a prática busca montantes correspondentes nos dois locais analisados: na empresa, escola e no banco.

Caso haja uma discrepância nos valores, significa que houve um erro nos lançamentos financeiros da empresa e, portanto, os registros internos precisam ser corrigidos.

Normalmente, a comparação é feita utilizando informações como o saldo contábil da empresa e o saldo da instituição financeira, incluindo taxas, tarifas e lançamentos pendentes.

Os principais motivos que causam diferenças monetárias são:

  • valores registrados ou não registrados;
  • débitos em aberto;
  • créditos não autorizados;
  • taxas bancárias não previstas;
  • cheques emitidos não descontados;
  • erro operacional em transferências;
  • fraudes.

Com a aplicação regular deste procedimento, o responsável financeiro da instituição consegue ter certeza sobre as despesas e faturamento, permitindo ações estratégicas e de prevenção, caso seja necessário.

Onde se aplica a conciliação bancária?

A conciliação bancária pode ser aplicada em situações que exigem clareza sobre o status financeiro de qualquer empresa. Essa prática é indicada para:

  • controle financeiro;
  • planejamento de orçamento;
  • prevenção de fraudes;
  • compliance.

Qual é a diferença entre conciliação bancária e fluxo de caixa?

A conciliação bancária consiste em comparar registros financeiros internos de uma organização, como extratos, enquanto o fluxo de caixa se refere ao movimento de saídas e entradas de dinheiro no caixa da empresa, ou de uma conta pessoal.

Vale ressaltar que ambas as abordagens são em um período estipulado.

Portanto, a conciliação bancária e o fluxo de caixa são processos que se complementam, porém, são conceitos distintos. Afinal, o primeiro revisa extratos bancários para garantir que os valores registrados pelo caixa sejam os mesmos.

Quais são os tipos de conciliação bancária?

Os principais tipos de conciliação bancária são:

  • fiscal;
  • contábil;
  • de ativos.

Todas elas consistem em uma comparação de registro para a confirmação dos resultados, porém, cada uma aborda uma área diferente de como fazer conciliação bancária.

A conciliação fiscal refere-se à comparação dos lançamentos fiscais com as normas tributárias. Já a contábil é o processo de analisar e comparar todos os registros da contabilidade da empresa, garantindo que as transações financeiras sejam registradas de maneira correta.

Por fim, a conciliação de ativos consiste em assegurar que todos os registros financeiros da empresa relacionados aos seus ativos sejam os mesmos que os registros físicos e outros documentos essenciais da área.

Qual é a importância da conciliação bancária regular?

A conciliação bancária é um processo indispensável para empresas, principalmente instituições de ensino, porque permite a execução a rigor das regras fiscais e garante integridade das informações e transparência com os envolvidos, desde pais e alunos até parceiros externos.

Em períodos de matrícula e rematrícula, a atenção ao controle financeiro deve ser redobrada, exigindo processos mais robustos para acompanhar os lançamentos. Outros motivos incluem:

  • descobrir pagamentos que não foram descontados;
  • investigar se houve fraude interna;
  • monitorar o dinheiro de pagamento tanto em cartão como em boletos;
  • identificar qualquer erro ou inconsistência na receita;
  • facilitar a comunicação com a contabilidade;
  • gerar provas contra denúncias inválidas.

Como implementar a conciliação bancária de maneira eficaz?

Para começar a promover a conciliação bancária nas escolas de forma eficaz, é preciso utilizar uma plataforma dedicada, que oferece recursos completos para o acompanhamento e acesso às transações financeiras em tempo real.

O primeiro passo, portanto, é definir um processo objetivo e padronizado para a conciliação bancária, garantindo que será realizada de maneira adequada.

Isso significa que estipular cronogramas, prazos e etapas bem construídas é o ponto de partida para qualquer novo procedimento.

Lembre-se de treinar sua equipe para que todos estejam na mesma página. Ofereça uma capacitação detalhada que envolva não só o uso prático das ferramentas, mas que também reforce a importância da conciliação bancária e os benefícios para a instituição de ensino.

Com uma boa plataforma em mãos, você precisará obter os extratos bancários fornecidos pelo banco. Após, compare-os com os registros internos da escola, preferencialmente organizados por categorias, como:

  • pagamentos por Pix e transferências;
  • boletos pagos;
  • transações de recebimentos gerais.

Ter os documentos categorizados por tipo ou meio facilita a comprovação de valores e, caso seja encontrada alguma irregularidade, é possível visualizar mais rápido onde está o erro. Assim, a ação de correção é feita sem demora.

Com a comparação feita, você conseguirá identificar qualquer diferença nos valores dos registros e dos extratos bancários obtidos. Após identificar os erros e corrigi-los, a conciliação bancária estará concluída.

Todo o processo deve ser feito com frequência para garantir uma revisão regular dos resultados e manter a saúde e a sustentabilidade financeira da instituição sempre positiva.

A Proesc é a melhor solução para você que busca uma plataforma para auxiliar no controle de pagamentos da sua instituição escolar, graças à tecnologia inovadora que serve como base para todos os nossos produtos.

O software é simples, intuitivo e com fácil acesso aos comandos principais. Você pode automatizar todo o processo e exportar os resultados.

Outras funcionalidades são:

  • consulta de conciliações bancárias passadas, graças ao histórico armazenado na plataforma;
  • gestão de contas a pagar e contas a receber;
  • não precisa baixar os extratos do banco, uma vez que já é integrado;
  • indicação de irregularidades com explicações.

Utilizar a tecnologia ao seu favor por meio de uma gestão online, conectada e transparente permitirá que sua equipe foque em ações mais estratégicas para o crescimento da instituição.

A conciliação bancária pode ser automatizada, gerando pouco esforço para mantê-la após a implementação de boas ferramentas. É um processo fundamental para escolas, uma vez que analisa comparações entre registros financeiros, proporcionando conformidade aos pagamentos.

Gostou do conteúdo e quer saber como ter uma boa gestão financeira eficiente, prática e segura? Então, conheça nosso sistema de gestão escolar online.

Resumindo

O que é conciliação bancária?

Conciliação bancária é uma análise comparativa dos registros financeiros de uma empresa, visando entender a correspondência entre pagamentos recebidos e extratos bancários.

Quais são os tipos de conciliação bancária?

  • fiscal;
  • contábil;
  • de ativos.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe!

Não perca nada!

Receba as novidades mais relevantes do universo da educação em 1ª mão.

Leia Também:

Mensagem Enviada!

Muito obrigado! Agora é só aguardar nossa equipe te chamar! 🤩