A evasão escolar é uma realidade no Brasil. Nas escolas públicas, o volume costuma ser um pouco mais alto, mas as particulares infelizmente também não fogem do problema.
Por isso, gestores de escolas precisam conhecer a fundo o assunto e encontrar formas criativas para agir diretamente na redução do abandono escolar e não perder em lucratividade.
Mas será que todos que estão à frente da gestão escolar conhecem as principais razões e fatores que influenciam na evasão? Para ajudar, separamos aqui 5 fatores primordiais que todo gestor deve ter atenção para evitar a perda de alunos.
1. A escola precisa ser interessante
Um grande volume de jovens e adolescentes que deixam os estudos o fazem por desinteresse, pois a metodologia utilizada na maioria das escolas é a mesma há anos e não acompanhou as mudanças de comportamento dos jovens.
É preciso contextualizar a educação e trazer o conteúdo para a realidade. Além disso, é preciso dar voz a eles e proporcionar formas que possam se expressar na própria escola. Isso sem deixar de investir em tecnologia e arte.
2. Facilite o acesso à escola
As cidades crescem, mas o transporte público não facilita o ir e vir dos cidadãos. Por isso, não é raro que jovens deixem as escolas pela dificuldade de se chegar até ela.
Uma boa forma de agir para a redução da evasão escolar é proporcionar meios de transporte subsidiados ou a baixo custo para os alunos. Quando a gestão escolar é feita de forma eficiente, este tipo de solução pode ser entregue facilmente, e ainda haverá uma percepção maior de valor entre os pais, garantindo até um aumento da mensalidade.
3. Incentivo dos pais
A família é uma das partes mais importantes no desenvolvimento de uma pessoa. Quando não há apoio para a busca do conhecimento, é comum que adolescentes acabem caindo nas estatísticas do abandono escolar.
A gestão da escola e todos os membros da escola têm um papel fundamental na participação das famílias. Para aumentar o engajamento, indica-se a criação de programas e eventos que tragam pais e responsáveis cada vez mais para perto do cenário da educação.
4. Necessidade de auxiliar na renda da família
Não é raro perder alunos nas salas de aula para o mercado de trabalho. Mas a escola pode agir de forma mais participativa neste quesito, por meio de parcerias com ONGs, empresas e instituições que encaminham alunos que estudam para atividades remuneradas, como estágios e outros programas.
5. Utilize a promoção da igualdade para diminuir a abandono escolar
Todos precisam sentir-se aceitos e desejam participar de um ambiente livre de preconceitos e barreiras que impossibilitem o reconhecimento das diferenças.
Promover um ambiente mais social, voltado à compreensão de todas as diferenças é uma boa forma de buscar a reduzir a evasão escolar. A escola têm a obrigação de garantir um ambiente democrático que não dificulte o convívio saudável de pessoas, independente da raça, credo, orientação sexual e origem.
Não deixe de conferir o e-book: Guia definitivo para captação de alunos. Baixe gratuitamente!