Solicite uma Demonstraçao.

É gratuito e sem compromisso!

Acesse base.proesc.com para encontrar artigos que vão lhe auxiliar em caso de dúvidas. Basta procurar pela opção que mais se encaixa com a sua situação ou entre em contato com a secretaria da sua escola.

Atenção!

Antes de te direcionar para nosso Whatsapp, informe:

Acesse base.proesc.com para encontrar artigos que vão lhe auxiliar em caso de dúvidas. Basta procurar pela opção que mais se encaixa com a sua situação ou entre em contato com a secretaria da sua escola.

APROVEITE AS OFERTAS EXCLUSIVAS DA BLACK FRIDAY PROESC!

VAAF, VAAT E VAAR: como funciona a complementação do Fundeb?

É sobre:

4 minutos
Vaaf vaat vaar: quadro negro com fórmulas matemáticas ao fundo de uma mesa de professor
21 de setembro de 2023

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), criado pela Emenda Constitucional em 2006 e em vigor desde 2020, funciona como uma espécie fundo contábil, criado para promover a redistribuição de recursos para aprimorar a qualidade da educação básica no país. Desde sua regulamentação, em 2020, o Fundeb compila mudanças e conquistas. Uma das principais novidades é o surgimento dos indicadores VAAF, VAAR e VAAT. Neste post, vamos falar das principais alterações e das novas regras que envolvem o recebimento dos recursos. Acompanhe!

O que é o Fundeb e VAAF, VAAR e VAAT?

O Fundeb é um mecanismo contábil composto por 27 fundos, um para cada estado e o Distrito Federal. Ele é composto por recursos que vêm de impostos estaduais e municipais, como ICMS, IPVA, FPE, entre outros e mais complementações da união. Sua ideia é distribuir recursos para toda a educação básica no país, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino, valorizar os profissionais da educação e atuar na redução de desigualdades. Para colaborar para diminuição de desigualdades e implementação da educação inclusiva, o Fundeb trabalha com a redistribuição dos recursos nas redes estaduais/distritais e municipais, permitindo que mais dinheiro seja enviado para as unidades que mais precisam de recursos. Contudo, com o tempo, foi se notando inconsistências nesses padrões. Naturalmente, estados com renda per capita menor recebiam mais recursos. Porém, o que acontecia é que escolas mais pobres localizadas em estados considerados “mais ricos” não recebiam complementação adequada. Isso impulsionou o surgimento de indicadores que auxiliassem, realmente, a alocação dos recursos disponíveis de forma mais justa, sendo o VAAF, o VAAR e o VAAT. VAAF, VAAR e VAAT são indicadores que agora vão nortear como a complementação será distribuída. Eles são:
  • VAAF: Valor Anual por Aluno — recebem a complementação fundos que não atingiram o valor mínimo de aluno ano;
  • VAAT: Valor Anual Total por Aluno — aplicável para estados e municípios que não alcançaram o mínimo VAAT, considerando todas as receitas da educação;
  • VAAR: Valor Aluno Ano Resultado — é o indicador que já existia anteriormente na Fundeb.

O que muda na complementação do VAAF, VAAT e VAAR?

As principais mudanças do novo Fundeb são:
  • Aumento da complementação da união de 10% para 23%, valor que elevará gradualmente até 2026;
  • Agora, o fundo é permanente, e não tem prazo de vigência;
  • Os indicadores VAAF e VAAT ajudaram o fundo a se tornar mais justo, garantindo que as escolas mais pobres do país recebam 10,5% dos 23% da união;
  • A complementação VAAR está condicionada ao comprimento de condições relacionadas à melhora da gestão escolar e da performance, o que torna a distribuição mais eficiente.
A distribuição da complementação da união (23%) funciona agora da seguinte maneira:
  • VAAR: 2,5%
  • VAAT: 10,5%
  • VAAF: 10%

Quem pode receber esses recursos?

O VAAT e o VAAF são indicadores que colaboram para monitorar as desigualdades, permitindo que seja feito um repasse direto para unidades escolares que não atinjam esses valores por aluno mínimos. Com essas métricas, fica mais fácil identificar essas escolas que precisam de recursos, mesmo que elas sejam localizadas em estados com maior renda per capita. Já os 2,5% do VAAR será distribuído conforme:
  • Cumprimento de condicionalidades;
  • Comprovada evolução em indicadores de atendimento e aprendizagem.
As condicionalidades do VAAR são:
  • Escolha do gestor escolar conforme critérios técnicos e com participação da comunidade escolar;
  • Participação de pelo menos 80% em exames nacionais do sistema nacional de avaliação da educação básica;
  • Redução das desigualdades conforme nível socioeconômico, raça/cor, desempenho e outras especificidades;
  • Repartição do ICMS Educação;
  • Ter referenciais curriculares alinhados à BNCC.

Por que o aumento da complementação é positivo?

As mudanças no Fundeb trouxeram perspectivas otimistas no que diz respeito à equidade da distribuição de recursos. Anteriormente, estados mais pobres recebiam recursos diretamente, o que ignorava municípios pobres em estados “ricos”. A proposta, agora, é que a renda seja distribuída pelo município, e não pelo estado. No mais, os indicadores VAAF, VAAT e VAAR reforçam o compromisso com a qualidade da educação referendado na BNCC e a transparência na gestão. Por fim, vale registrar que o uso do fundo prevê aumento na remuneração de professores, o que é muito positivo. Como vimos, o fundo Fundeb e seus indicadores VAAF, VAAT e VAAR são importantes para garantir a qualidade e equidade no acesso às escolas e promover a evolução da educação no país. Se você gostou de conferir esse conteúdo, não deixe de seguir o Proesc nas suas páginas nas redes sociais para acompanhar mais novidades! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter.

Compartilhe!

Não perca nada!

Receba as novidades mais relevantes do universo da educação em 1ª mão.

Leia Também:

Mensagem Enviada!

Muito obrigado! Agora é só aguardar nossa equipe te chamar! 🤩